O que é Inbound Marketing?

Nesse novo cenário comportamental dos consumidores, empresas, agências e profissionais de marketing têm somado esforços para atrair a atenção dos consumidores, que buscam cada vez mais informações sobre produtos ou serviços pela Internet.


Uma das alternativas para estreitar o relacionamento com o cliente, é o inbound Marketing.


Mas o que é inbound marketing?


Pode-se dizer que é uma estratégia barata (cerca de 63% mais em conta que as mídias tradicionais segundo o Vitor Peçanha CEO da RockContent), que visa atrair a atenção do consumidor por meio de conteúdos relevantes, estabelecendo um elo emocional com o cliente, durante uma jornada de consumo que muitas vezes é subjetiva e sutil.


Tais conteúdos são desenvolvidos com base em pesquisas realizadas no Google, através do Google Trends, que norteia a pauta visando atender às necessidades dos clientes.


Claro que isso não é uma regra, pois existem nichos de segmentação maior e outros menores ou ainda demandas deprimidas que vamos falar sobre isso em um outro momento.


Podemos dizer que o inbound marketing, é um facilitador de relacionamentos com o consumidor, mas vai além.


Na Prática

Determinada empresa tem um amplo conhecimento sobre tributação, por exemplo.

Visando estruturar uma estratégia de inbound, ela vai selecionar períodos para publicar conteúdos que são interessantes para as pessoas que fazem coesão com seu avatar.


Elabore um planejamento


Para que qualquer estratégie funcione, é de suma importância um planejamento prévio que explicitará cada passo que sua empresa deve dar até chegar no objetivo.


Vale ressaltar que inúmeras empresas acham que vender mais é o objetivo, o que demonstra total imaturidade organizacional, pois vender mais é apenas o resultado de um planejamento estruturado.


No planejamento de inbound, são utilizados Blogs, E-mails, E-Books, Redes Sociais e até vídeos para captar atenção do seu possível cliente.


Obviamente que uma vez que seu conteúdo se mostrou relevenate, é necessário um trabalho construtivo de relacionamento.




Escolha o veículo


Quem é o seu cliente ideal?

Onde ele está?

Que mecanismo de busca ele usa para se informar?


Por mais que pareçam óbvias as perguntas, elas são fundamentais para iniciar numa estratégia de inbound.


Mas como começar?

Escolha uma ferramenta para publicar seu conhecimento.


Conhecido como Blog, esse portal totalmente personalizável, tem a característica de produzir conteúdos e criar hiperligações com outras mídias.


É no Blog que sua empresa disponibilizará textos informativos, criativos e até comerciais, levando em consideração o estágio que o seu cliente está em relação à sua marca e qual a curva de consciência dele.


Essa produção textual deve ser diponibilidade gratuitamente, com estratégias de SEO, para que seu conteúdo ganhe relevância nos mecanismos de busca.


É importante salientar que quanto mais dinâmico ficar a texto e mais semelhante a linguagem e tom do seu cliente, melhor será o envolvimento entre seu cliente e seu negócio.

Qualquer empresa, de qualquer segmento, que ainda não o faz, pode estar abrindo mão do seu cliente em potencial, para seu concorrente.


Inbound marketing


Ao iniciar o planejamento de publicar conteúdos, é necessário analisar à quem será destinda a comunicação.


Lembre-se, além de explicar sobre determinado assunto, o objetivo é a venda, assim sendo, é necessário que se tenha em mente que o cliente fará uma jornada que se inicia pela captação da atenção dele para o seu conteúdo, criar um relacionamento por meio da captação do e-mail através de páginas de capturas com entrega de algum material, relacionamento por e-mail, conversão e após o prospect se tornar cliente, é necessário continuar esse relacionamento para que ele se torne propagador da sua marca.


Muitas empresas iniciam uma estratégia de inbound sem ter claro as etapas e acabam errando por vários fatores, por isso tenha em mente a jornada e o objetivo claros.


Estrutura


Captar a atenção do seu prospect é uma das tarefas mais difíceis. Talvez por isso os redatores e produtores de conteúdo precisam fazer uma trabalho exaustivo de pesquisas para saber qual será a frase de impacto que trará esse possível consumidor até seu conteúdo.


Este trabalho prévio se chama COPYDESK.


É no copydesk que se determinará a pauta, o tom da mensagem e a linguagem que será produzido o conteúdo.


Não tem atalhos, é pesquisa.


Uma vez determinada a pauta, inicia-se o trabalho de escrita.


No primeiro momento dessa relação com o seu possível cliente, é importante ressaltar a sua autoridade em relação ao assunto proposto, para que crie uma admiração por parte do leitor com o autor e com o conteúdo em si.


É importante que essa apresentação inicial seja contruído de forma organizada e utlize-se de link building, que são pesquisas ou outras páginas que respaldem a informação disponibilizada.


Uma vez que já se captou a atenção, é hora de pensar no próximo passo.


Com captar o contato do cliente?


Uma estratégia simples, é disponibilizar parte do conteúdo, sugerindo um breve cadastro, para receber um e-Book, por exemplo, onde o assunto fica mais aprofundado, consequentemente, você ou seu negócio, consegue receber leads, que poderão ser qualificados e se tornarem seus clientes.


Há inúmeros "brindes" digitais, sendo o mais comum o E-book, mas pode ser infográficos, planilhas automáticas, relatórios, etc.


O cliente que baixou este conteúdo demonstra claramente seu interesse pelo seu conteúdo e ai deve iniciar um estreitamento da relação por e-mail.


Apesar do objetivo final ser a venda, é importante frisar que o trabalho de relacionamento na estratégia de inbound é um pouco mais lenta que o processo de venda habitual, mas em contrapartida a qualidade da venda é muito melhor.


O inbound é um processo um pouco mais lento, mas é uma excelente aposta para se contruir uma base sólida de clientes, por criar um elo emocional e um relacionamento com a marca.


Se considerarmos o fato de que os novos consumidores, consolidam seu processo de compra muitas vezes pelas informações prévias adquiridas por fontes que o mesmo considerar segura, utilizar do inbound para transmitir essa segurança e autoridade para o cliente, permite que o mesmo se torne divulgador do seu negócio.


E o que sua empresa está esperando para iniciar uma campanha de inbound marketing?



 

Receba atualizações

©2020 por Eduardo Domit Copywriter. Todos os Direitos Reservados

Eduardo Domit Copywriter Profissional
CNPJ: 37.942.152/0001-13

Rua Carlos de Laet - Curitiba - PR Brasil